quinta-feira, 26 de abril de 2012


Midia como espaço de aprendizagem


A mídia participa da constituição dos sujeitos, porque ela diz como o ser humano deve ser e agir em determinadas situações, ela é capaz de interferir nos pensamentos e nos significados que o sujeito produz. Como a mídia é muito atrativa, através de suas imagens, sons e textos ela consegue através de suas estratégias, capturar os telespectadores para que ele receba a mensagem a qual é intencionada a um público destinado, assim interferindo nas identidades da sociedade.

Um programa de televisão, um comercial, um filme, um jornal, são produzidos e articulados com o intuito de dirigir ou endereçar-se a um público alvo. Por exemplo, o programa Bom Dia e Cia na SBT, pela manhã, é endereçado ao público infantil. Durante o programa, além dos desenhos animados, há uma parte da programação, que os apresentadores conversam com as crianças, eles imploram que as mesmas liguem para o programa para participar de alguns jogos e brincadeiras, concorrendo brindes. Durante o intervalo eles dizem: - não saiam daí, já voltamos com muitas atrações, não percam. Este, como muitos outros programas, eles manipulam e seduzem de alguma forma, para que as crianças não saem da frente daquela emissora, chamando-as para participar da programação e que reconheçam-se parte daquele programa.

O educador ao trabalhar em sala de aula com a televisão, ele pode fazer um levantamento com as crianças, para conhecer quais os programas infantis que elas costumam assistir, e trabalhar com artefatos culturais como, filme e possiblitar um dialógo após assistirem, para que o educador possa dialogar com seus alunos a influência das mídias, a mensagem que ela quer transmitir, saber diferenciar a vida real da vida imaginária.


Ao lado estará em artigo para complementar o que foi escrito,  clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário