Midia como espaço de aprendizagem
A
mídia participa da constituição dos sujeitos, porque ela diz como o ser humano
deve ser e agir em determinadas situações, ela é capaz de interferir nos
pensamentos e nos significados que o sujeito produz. Como a mídia é muito
atrativa, através de suas imagens, sons e textos ela consegue através de suas
estratégias, capturar os telespectadores para que ele receba a mensagem a qual
é intencionada a um público destinado, assim interferindo nas identidades da
sociedade.
Um
programa de televisão, um comercial, um filme, um jornal, são produzidos e
articulados com o intuito de dirigir ou endereçar-se a um público alvo. Por
exemplo, o programa Bom Dia e Cia na SBT, pela manhã, é endereçado ao público
infantil. Durante o programa, além dos desenhos animados, há uma parte da
programação, que os apresentadores conversam com as crianças, eles imploram que
as mesmas liguem para o programa para participar de alguns jogos e
brincadeiras, concorrendo brindes. Durante o intervalo eles dizem: - não saiam
daí, já voltamos com muitas atrações, não percam. Este, como muitos outros
programas, eles manipulam e seduzem de alguma forma, para que as crianças não
saem da frente daquela emissora, chamando-as para participar da programação e
que reconheçam-se parte daquele programa.
O
educador ao trabalhar em sala de aula com a televisão, ele pode fazer um
levantamento com as crianças, para conhecer quais os programas infantis que
elas costumam assistir, e trabalhar com artefatos culturais como, filme e possiblitar um dialógo após assistirem, para que o educador possa dialogar com seus alunos a influência das mídias, a mensagem que ela quer transmitir, saber diferenciar a vida real da vida imaginária.
Ao lado estará em artigo para complementar o que foi escrito, clique aqui
Ao lado estará em artigo para complementar o que foi escrito, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário