Midias e educação
Atualmente
todo o conhecimento adquirido pela sociedade estão relacionados de certa forma
às mídias, tanto no lado pessoal, profissional e na educação, existindo ainda
uma certa polêmica quanto aos fins pedagógicos. Entendemos que a educação está
cada vez sofrendo interferências das mídias, tanto na produção da cultura como
da informação sem controle, passado a criança desde muito cedo, formando
crianças muitas vezes individualistas e sedentárias.
A
capacitação dos professores é uma tarefa árdua e necessária a fim de ter o
conhecimento, informação e habilidades pedagógicas para tratar com esse perfil
de aluno. Por isso é importante que o educador trabalhe em suas práticas
pedagógicas com as mídias, os programas de televisão, filmes, histórias em
quadrinhos, desenhos animados, entre outros, pois elas atraem os estudantes,
crianças, jovens e adultos, por possuir o poder das imagens, textos e sons, e
através delas há uma intencionalidade educativa, capaz de criar hábitos,
considerando-se assim uma prática cultural.
Como
a mídia está presente no dia-a-dia da sociedade, e ela é atraída por essas
produções midiáticas, o educador poderia trabalhar com esses artefatos
culturais, possibilitando que seus alunos posicionem a respeito das mídias como
um espaço de conhecimento, capaz de construir ou constituir identidades dos
sujeitos e pensar como a cultura infantil e adulta está sendo mercantilizada e
como a mídia aborda assuntos relacionados a identidade de classe, gênero,
sexualidade e etnia, para que os alunos sejam críticos a partir do contexto
estudado.
Oi menin@s! Adoramos o blog de vocês! Através dele podemos perceber o quanto se apropriaram das reflexões compartilhadas no contexto da disciplina. Ao lermos esta postagem ficamos instigadas se seria somente a interferência das mídias que contribui para a formação de crianças individualistas e sedentárias. Pensamos que existem outros fatores que também influenciam nessa constituição. Beijos, Juh e Aline.
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