quinta-feira, 26 de abril de 2012

Midias e educação


Atualmente todo o conhecimento adquirido pela sociedade estão relacionados de certa forma às mídias, tanto no lado pessoal, profissional e na educação, existindo ainda uma certa polêmica quanto aos fins pedagógicos. Entendemos que a educação está cada vez sofrendo interferências das mídias, tanto na produção da cultura como da informação sem controle, passado a criança desde muito cedo, formando crianças muitas vezes individualistas e sedentárias.

A capacitação dos professores é uma tarefa árdua e necessária a fim de ter o conhecimento, informação e habilidades pedagógicas para tratar com esse perfil de aluno. Por isso é importante que o educador trabalhe em suas práticas pedagógicas com as mídias, os programas de televisão, filmes, histórias em quadrinhos, desenhos animados, entre outros, pois elas atraem os estudantes, crianças, jovens e adultos, por possuir o poder das imagens, textos e sons, e através delas há uma intencionalidade educativa, capaz de criar hábitos, considerando-se assim uma prática cultural.

Como a mídia está presente no dia-a-dia da sociedade, e ela é atraída por essas produções midiáticas, o educador poderia trabalhar com esses artefatos culturais, possibilitando que seus alunos posicionem a respeito das mídias como um espaço de conhecimento, capaz de construir ou constituir identidades dos sujeitos e pensar como a cultura infantil e adulta está sendo mercantilizada e como a mídia aborda assuntos relacionados a identidade de classe, gênero, sexualidade e etnia, para que os alunos sejam críticos a partir do contexto estudado.

Um comentário:

  1. Oi menin@s! Adoramos o blog de vocês! Através dele podemos perceber o quanto se apropriaram das reflexões compartilhadas no contexto da disciplina. Ao lermos esta postagem ficamos instigadas se seria somente a interferência das mídias que contribui para a formação de crianças individualistas e sedentárias. Pensamos que existem outros fatores que também influenciam nessa constituição. Beijos, Juh e Aline.

    ResponderExcluir