quinta-feira, 26 de abril de 2012

Efeito das mídias em nosso dia a dia.

   A mídia usa os intervalos dos programas infantis, para atropelar as crianças através das propagandas endereçadas a elas, os programas infantis em vez de ser algo prazeroso e de entretenimento, se transforma em consumo. As crianças ficam encantadas ao assistirem as propagandas, pois é os personagens televisivos que elas assistem nos programas que estão sendo anunciados a todo momentos e a publicidade dialoga com esse público alvo, e querem a qualquer preço adquirir os produtos anunciados pelos meios de comunicação, pois o desejo do consumo está implantado nos sujeitos da nossa sociedade.

   O desejo do consumo tornou-se um círculo vicioso, pois as crianças hoje querem um produto que esta sendo anunciado, amanhã ela não quer mais aquele produto, ela quer outro que já está sendo anunciado novamente; as crianças acabam brincando pouco com os brinquedos e muitas vezes nem brincam, pois elas apenas querem adquirir o objeto, ou seja, apenas querem consumir e não brincar. Muitas vezes os pais, por terem diversos afazeres, sentem-se culpados por não poder dar atenção e carinho a seus filhos e em troca presenteiam seus filhos com o brinquedo desejado.


   De acordo com o documentário, “Criança a alma negócio”, também foi abordado que na Alemanha os programas infantis não podem serem interrompidos pela publicidade, considero que seria importante que essa lei fosse regulamentada em todos os países, para preservar as crianças desse consumismo absurdo, que está afetando na constituição e identidade dos sujeitos.

http://www.youtube.com/watch?v=n0zK8v245oM&feature=player_embedded
   O educador ao planejar sua aula, pode selecionar algumas propagandas bem apelativas e mostrar aos alunos e problematizar com eles a respeito das mesmas, para possibilitar as crianças uma leitura mais atenta dos artefatos midiáticos.

   Abaixo disponibilizamos um link sobre o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, criado em 2006 com a missão de diminuir os prejuizos causados pela mídia para o público infantil, procurando conscientizar a população em geral e principalmente professores e educadores sobre os maleficios do consumo desenfreado às crianças.
   Para saber mais sobre o assunto clique aqui.

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